Intensidade de Refino (IR) é calculada com o objetivo de medir a severidade com que a refinação é realizada.
Em discos com lâminas mais finas e espaços menores, o valor do comprimento de corte aumenta. Este aumento proporciona um valor menor de Intensidade de Refino. Como a energia será distribuída por um comprimento de corte maior, a transferência de energia será mais suave, proporcionando um tratamento melhor das fibras.
Os resultados de testes e em operação normal mostraram que refinar fibra curta branqueada, com intensidades abaixo de 0,6 Ws/m, proporciona excepcionais benefícios:
Aumento da porosidade e da resistência à tração;
Aprimoramento no desempenho da máquina;
Aumento da resistência à extração de vasos;
Redução de finos, aumento do bulk;
Aumento da vida útil do disco refinador;
Redução da energia de refinação;
Significativa redução dos palitos na fabricação de pasta mecânica.
Fibra não refinada.
Nível mediano de refino.
Nível elevado de refino.
Esses resultados são usados para determinar o projeto de configuração dos discos; aumentando o número de impactos com redução da energia aplicada sobre estes, elevamos a resistência específica das fibras.
Vantagens da refinação em Baixa Intensidade
- Atinge a quase totalidade das fibras com redução do colapso
Com um número de cruzamentos de lâminas (impactos) muito maior (em função do maior comprimento de lâminas) a probabilidade de se atingir a quase totalidade das fibras, também é maior. Esta ação de refinação mais suave provoca um aumento na área específica das fibras através da fibrilação, proporcionando melhor resistência à tração e uma melhor drenagem (Freeness, CSF). Com a incidência menor de corte, o comprimento das fibras é preservado e o colapso é reduzido, diminuindo a perda do bulk.
- Contribui para aumentar a vida útil dos discos
A baixa intensidade de refino também contribui para aumentar a vida útil dos discos pela redução das forças aplicadas sobre as lâminas. E com o maior GAP (distância entre os discos) a possibilidade de haver um contato metal-metal é reduzida.
- Redução de custos
A consequente redução nos custos de fabricação de papel se verifica em função da menor produção de finos, aumento da velocidade da máquina, redução da gramatura em função do ganho de Bulk, redução de produtos fabricados fora de especificação e a diminuição de reclamações dos clientes.
Nas fábricas de papel, justamente por modificar a estrutura das fibras em função das características e da qualidade da folha desejada, o setor de refinação é o de maior impacto no produto final. Além de estar na posição de principal consumidor de energia.