Lâminas
Atualmente, os modernos processos de fundição permitem que a espessura da lâmina seja igual desde a base até o topo. Não há mais a necessidade de inclinações para facilitar a desmoldagem.
Estes processos também permitem a fabricação de discos com lâminas de até um (1) milímetro de espessura, mantendo ótima resistência mecânica, além de praticamente eliminar a possibilidade da ocorrência de falhas de fundição.
Nos discos fundidos não ocorrem deformações e irregularidade nas espessuras das lâminas e nos espaços entre as mesmas, comuns no processo de fabricação de alguns discos soldados.
Dureza
Dureza é a propriedade característica de um material sólido, que expressa sua resistência a deformações permanentes e está diretamente relacionada com a resistência ao desgaste.
Os discos para refinadores são produzidos em diversas ligas metálicas. Especialmente desenvolvidos para cada tipo diferente de aplicação, com dureza de lâmina constante ao longo de toda a sua vida útil.
Austenitização
Austenitização é o tratamento térmico que consiste na transformação da estrutura da matriz existente em estrutura austenítica através de aquecimento.
Após a fundição, os discos são austenitizados, o que lhes confere qualidades muito superiores aos inconstantes discos soldados. Em função da alta resistência alcançada no processo de fabricação, o disco fundido é o único utilizado em desfibradores e refinações em alta consistência para a produção de celulose ou pasta mecânica.