Conjuntos Refinadores: Fundidos e Soldados (Montados)
As empresas que atuam no setor de papel e celulose sabem bem que o “coração” de uma fábrica de papel é o refino, onde estão os conjuntos refinadores. São eles os responsáveis pelo tipo de tratamento que será dado às fibras da madeira, de acordo com o produto que será desenvolvido pela empresa.
Saber qual conjunto será o mais apropriado a ser utilizado é a premissa para uma melhor produtividade. Porém, além de garantir a produção é necessário também que essa performance inclua um consumo mais racional de energia, diminuindo ao máximo os custos envolvidos.
Desde o projeto até o produto final, toda a fabricação do conjunto envolve o acompanhamento diferenciado em todas as etapas para garantir o melhor padrão de qualidade, com excelente custo benefício ao cliente e foco no tratamento da fibra.
Os conjuntos fundidos são produzidos em ligas especiais, desenvolvidas para o refino, visando dar às peças as características necessárias para a otimização do processo, enquanto que os conjuntos montados possuem uma base fundida com lâminas de aço soldadas sobre esta.
Altura das Lâminas
Obtemos uma condição ideal no consumo de energia de refinação, menor No Load (Energia em Vazio), redução na produção de finos e melhoria da qualidade da folha de papel em conjuntos onde a altura da lâmina pode chegar a 7 milímetros.
A maior altura das laminas pode representar um incremento na vida útil, claro que mantendo a qualidade na refinação e isso com um menor custo de produção.
Nos conjuntos fundidos, podemos alterar a liga metálica para otimizar o desgaste durante o processo. Esta otimização não é possível no caso do conjunto montado, onde as lâminas são pré-fabricadas em aço inoxidável.
Ligas Metálicas
As ligas metálicas são especificadas de acordo com a aplicação; estudamos o melhor relacionamento entre desgaste, abrasão, corrosão e cavitação característicos dos processos de fabricação. Em casos especiais, desenvolvemos ligas e tratamentos adequados.
Devido à esta customização, os fundidos s e sobrepõe aos montados em solda, muito embora estes sejam compatíveis aos processos de baixa consistência e ofereçam alto nível de ductilidade. Apenas as lâminas são relaminadas a frio e posteriormente tratadas termicamente para ganhar dureza.
Área Refinadora
Os fundidos possuem maior versatilidade quanto à área refinadora. Alguns modelos exigem alta complexidade e os montados limitam-se ao sistema de baixa intensidade.
Para ambos, é possível a aplicação de baixa Intensidade (Ws/m) com redução da Carga Específica de Lâminas que diminui o consumo (kW/ton). Em alta intensidade, os conjuntos fundidos são os indicados.
Para uma melhor indicação, é imprescindível uma análise técnica do equipamento e das necessidades da produção para o desenvolvimento e produção do disco a ser utilizado, gerando a melhor condição custo benefício.