Setembro é o mês que as empresas geralmente costumam promover a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
Seu objetivo é disseminar informações relacionadas à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Contudo, mais importante ainda que apenas informar é promover ações que despertem nos colaboradores medidas preventivas a acidentes e, acima de tudo promovam a saúde e bem estar como condição de melhoria da qualidade de vida.
Para promover maior integração, entre colaboradores, que contribua para a saúde e segurança da empresa, profissionais de equipe própria ou terceirizados, promovem gincanas, palestras, atividades lúdicas, com informações para enriquecer com conteúdo todos os envolvidos.
Mas o SIPAT é apenas a “ponta do iceberg” para uma questão ainda mais séria: a busca constante pela conscientização da necessidade de uma cultura preventiva em relação à integridade física e psicológica. Muitas vezes é somente num evento como a SIPAT, que alguns trabalhadores conseguem ter acesso a informações relevantes em temas como alcoolismo, tabagismo, ergonomia, doenças do coração ou sexualmente transmissíveis abordados com critério e rigor.
Muitas vezes, é na SIPAT que são passadas informações que vão além dos temas obrigatórios e, dicas sobre alimentação, qualidade de vida, stress, autoajuda e motivação são abordados também. Algumas atividades práticas como medição de pressão, índices de glicose e cálculo do IMC (índice de massa corporal) também passaram a fazer parte desse programa criando a “cultura da prevenção” que cada colaborador leva para sua rotina diária influenciando amigos e familiares.
Além da SIPAT algumas empresas incorporaram em seu calendário também as campanhas sociais que são promovidas para a conscientização e prevenção de doenças como o câncer de mama ou de próstata.
O Outubro rosa como campanha preventiva ao câncer de mama e o Novembro azul na prevenção ao câncer de próstata já encontram também seu espaço em algumas atividades e palestras nas empresas nesses períodos. Durante todo o ano, outros temas são abordados hoje numa cultura de maior orientação sobre saúde: campanhas contra o mosquito da dengue, campanhas sobre vacinação, cuidados em relação a acidentes domésticos ou de trânsito, hipertensão, AVC (acidente vascular cerebral), diabetes, depressão e até suicídio.
Inúmeras são as ideias e as maneiras de promover ações que possam ao mesmo tempo informar e impactar de maneira positiva cada um dos trabalhadores na empresa, para que essa experiência fique gravada na sua lembrança e seja motivadora para novas posturas de vida. Palestras interativas, apresentações teatralizadas, dinâmicas, concursos, brindes e até massagens são recursos que as empresas utilizam para promover essa conscientização de maneira eficiente.
É importante ressaltar que esse trabalho não se trata apenas de uma “obrigação” a ser cumprida. Os grandes empresários entendem que investir na qualidade de vida e de um ambiente de trabalho equilibrado gera uma empresa mais feliz e produtiva. Muitas empresas já investem em atividades como ginástica laboral, meditação, auxílio academia como benefício entre as alternativas oferecidas aos seus colaboradores, pois tem a consciência que sua equipe de trabalho é seu maior patrimônio e essa também é uma das melhores maneiras de valorizá-lo.
A Techmelt tem essa consciência e investe em seus colaboradores propiciando sempre oportunidades de melhoria de sua equipe, através de incentivo a cursos de graduação ou especialização, treinamentos corporativos in company, com dinâmicas e palestras sobre aprimoramento pessoal.
Copyright © 2019 Techmelt Discos e Cones Refinadores
Image Credits:
Elöre-Techmelt | Panitan Kanchanwong | Vadim Gozhda | Ronstik